O uso do marketing de relacionamento aliado à tecnologia da informação em uma fábrica de software

Emerson Antonio Maccari, Nadia Kassouf Pizzinatto, Reno Bennertz, Cibele Barsalini Martins, Maurício S. de Azevedo
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20090801001

Texto completo:

Artigo

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar fatores de satisfação considerados importantes pelos clientes no atendimento prestado por uma fábrica de Software e, como em função deles, ela define suas estratégias de marketing de relacionamento. O método de pesquisa foi o quantitativo com o uso de um questionário estruturado com 123 clientes combinado com a pesquisa qualitativa em profundidade com os dirigentes da fábrica de software. Os resultados indicam que a empresa vem aplicando as práticas do marketing de relacionamento com o suporte da Tecnologia da Informação – TI. Como consequência, ela vem obtendo resultados positivos nos seguintes aspectos: a) qualidade no atendimento; b) agilidade na solução de problemas; c) competência na solução apontada; d) disponibilidade e rapidez no pronto atendimento; e) pós-atendimento eficiente; f) custo benefício do serviço prestado; e g) profissionalismo da equipe de suporte.


Palavras-chave

Marketing de Relacionamento; Tecnologia da Informação; Fábrica de software


Compartilhe


Referências


AGTECH Soluções. Política nacional de informática. 25/04/2007. Disponível em: http://www.agtech.com.br/index.php?action=noticia

&idioma=pt&id=991&pag=3. Acesso em: 01/07/2009.

ALBERTÃO, S. E. ERP – sistema de gestão empresarial: metodologia para avaliação, seleção e implantação. 2. ed. São Paulo: Iglu, 2005.

BROWN, S.A. CRM – customer relationship management. São

Paulo: Makron Books, 2001.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1995.

CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed method approaches. 2. ed. Thousand Oaks: Sage, 2003.

CORTÊZ, P. L. Administração de sistemas de informação. São Paulo: Saraiva, 2008.

D’ANGELO, A. C.; SCHNEIDER, H.; LARÁN, J. A. Marketing de relacionamento junto a consumidores finais: um estudo exploratório com grandes empresas brasileiras. Revista de Administração

Contemporânea, v. 10, n. 1, p. 73-93, Jan./Mar. 2006.

DE TONI, D. et al. A imagem do comércio varejista e a satisfação dos consumidores: Um Estudo Exploratório Ambientado em uma Cidade da Serra Gaúcha. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC. Santa Catarina em dados 2008. Florianópolis. v. 18. Disponível em:

http://www2.fiescnet.com.br/web/pt/site/pei/produto

s/show/id/46. Acesso em: 01/07/2009.

GODOY, ARILDA S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 1, 1995.

GRÖNROOS, C. Marketing, gerenciamento e serviços: a competição por serviços na hora da verdade. Rio de Janeiro: Campos, 2009.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

LAS CASAS, A. L. Marketing de serviços. São Paulo: Saraiva, 2006.

LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Gerenciamento de sistemas de informação. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

LOVELOCK, C. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2001.

LOURENÇO, C.; PEREIRA, J. R.. Relações de troca sob a ótica do marketing de relacionamento e da teoria da dádiva. In: Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em

Administração, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.

MCKENNA, R. Marketing de relacionamento. 9. ed. São Paulo: Campus, 1992.

MARINHO, P. O que é marketing de relacionamento. Disponível em . Acesso em 14 ago 2002.

MASON, Jennifer. Qualitative researching. London: Sage, 1997.

MOWEN, J. C.; MINOR, M. S. Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice-Hall, 2003.

NUNES, Arthur Pereira. Política industrial e tecnológica e de comércio exterior: software e serviços. Seminário FINEP – PITCE – Software e Serviços. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em:

http://ce.mdic.gov.br/SOFTWARE/MCT%20%20arthur_pereira_nunes_politica_industrial_software.pdf. Acesso em 01/07/2009.

O´BRIEN, J. A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet. São Paulo: Saraiva, 2002.

POLLONI, E. G. F. Sistemas de informação: estudo de viabilidade. São Paulo: Futura, 2000.

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Micro empresas. Disponível em Acesso em: 31 maio 2007.

SOFTEX. Pesquisa de satisfação softex ano 2000. Disponível em Acesso em: 07 out 2002.

SAMARA, B. S.; BARROS, J. C. de. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1997.

SETH, J. N., MITTAL, B., E NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente. São Paulo: Atlas, 2001.

STAIR, M. R.; REYNOLDS, G. W. Princípios de sistemas de informação. 6. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

STONE, M.; WOODCOCK, N. Marketing de relacionamento. São Paulo: Littera Mundi, 1998.

SZAFIR-GOLDSTEIN, C.; SOUZA, C. A. Tecnologia da informação aplicada à gestão empresarial: um modelo para a empresa digital. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 2003. Anais do VI SEMEAD. São Paulo: FEAUSP, 2003.

TURBAN, E. RAINER, JR., R. K.; POTTER, R. E. Administração de tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2003.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.