Contradições da pós-graduação em administração brasileira

Marcelo de Souza Bispo
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2020007

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Resumo

O objetivo deste ensaio é discutir contradições da pós-graduação em administração tomando como base o que acontece no Brasil e que pode ter ressonância em outros países de modo a considerar seus impactos no processo de avaliação dos programas de pós-graduação brasileiros e nas carreiras dos profissionais envolvidos no brasileiro de ensino superior. A partir da confusão criada entre os conceitos do que é ensino e o que é pesquisa, defendo que a pós-graduação não é “o” espaço da pesquisa em administração, mas o espaço do ensino da pesquisa. Apresento ao longo do meu raciocínio como esta confusão geram distorções nas práticas dos programas de pós-graduação em administração brasileiros, assim como no sistema de avaliação desses programas realizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); que é a organização pública nacional responsável por esse processo. Ao final sugiro que seja definido o mestrado como nível de formação para o ensino e o doutorado como nível de formação para pesquisa.


Palavras-chave

pós-graduação; administração; ensino; pesquisa; contradições


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