INTENÇÃO DE COMPRA ONLINE: APLICAÇÃO DE UM MODELO ADAPTADO DE ACEITAÇÃO DA TECNOLOGIA PARA O COMÉRCIO ELETRÔNICO

Luana de Oliveira Fernandes, Anatália Saraiva Martins Ramos
DOI: https://doi.org/10.5329/RESI.2012.1101006

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Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender os fatores que influenciam a intenção de compra online dos consumidores. A coleta dos dados foi feita por meio de um questionário aplicado a alunos de pós-graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN e a análise desses dados foi feita por meio de estatísticas descritivas, análises fatoriais confirmatórias e análises de regressão linear. Os resultados das estatísticas descritivas revelaram que os pesquisados possuem percepções positivas sobre a facilidade de uso, de utilidade e de influência social em relação à compra online, e têm a intenção de comprar pela Internet nos próximos meses. Por meio das análises fatoriais confirmatórias, criaram-se seis fatores: intenção de compra online, facilidade de uso percebida, utilidade percebida, risco percebido, percepção de confiança e influência social. A regressão múltipla permitiu observar que todos esses fatores influenciam a intenção de compra online. Análises de regressão simples permitiram verificar que a percepção de confiança influencia as percepções de facilidade de uso, de utilidade e de risco, e que a facilidade de uso percebida influencia a percepção de utilidade. A compreensão de que fatores mais influenciam a intenção de compra dos consumidores pode contribuir para que as empresas de vendas online realizem esforços com o intuito de conquistar mais espaço no seu mercado de atuação.

Palavras-chave

comércio eletrônico; comportamento do consumidor; aceitação do comércio eletrônico


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