A criação de negócios de micro e pequeno porte da economia criativa

Aline Santos de Almeida, Rivanda Meira Teixeira
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2016007

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Artigo

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a criação de negócios de micro e pequeno porte da economia criativa. Pretendeu-se especificamente identificar as fontes de inspiração para concepção e desenvolvimento da ideia; verificar como os empreendedores avaliaram e exploraram as oportunidades de negócio; analisar as atividades realizadas no período de preparação e gestação e, por fim, relatar os obstáculos percebidos durante a fase de criação. O método de pesquisa adotado foi o de estudos de casos múltiplos e foram selecionados cinco casos de acordo com a classificação apresentada pela UNCTAD (2010). Como resultados pode-se destacar que os negócios analisados atuam em diferentes setores da economia criativa e possuem, em geral, pouco tempo em atividade. As ideias dos negócios foram originadas essencialmente com base em experiências anteriores e conhecimentos adquiridos pelos empreendedores ao longo de suas vidas em áreas que possuíam interesse pessoal. Todos os empreendedores enxergaram na família e nos amigos as fontes fundamentais de apoio durante a criação do negócio, contribuindo para que pudessem dedicar-se aos seus empreendimentos. Dentre os obstáculos identificados, o maior deles foi a ausência de reconhecimento do mercado, seguida pela dificuldade em contratar funcionários qualificados, estabelecer parcerias e vender seus produtos/serviços.

 


Palavras-chave

Criação de negócios; Economia criativa; Micro e pequenas empresas


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