Aprender a reciclar: um olhar sobre as práticas de trabalho

Vanessa de Campos Junges, Simone Alves Pacheco de Campos, Rúbia Goi Becker
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2022021

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Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender como a prática do trabalho coletivo da reciclagem é apreendida, produzida e reproduzida, a partir de um estudo de caso em uma associação de reciclagem. A elaboração dos dados empíricos tomou por base o método de zoom in e zoom out, operacionalizado por meio de técnicas etnográficas. A análise foi desenvolvida por meio de análise textual e uso de templates. Os dados revelam que os praticantes ressignificam a prática do trabalho coletivo da reciclagem mediante negociação e reflexividade, suspendendo o fluxo da ação anterior e legitimando um novo repertório de construções normativas, reconhecidas conjuntamente. Concluiu-se que o modo de organização e aprendizagem dos recicladores propicia, ao longo do tempo, a construção e a reconstrução de práticas produzidas nas interações entre sujeitos, conhecimento e materialidade, fazendo com que a prática do trabalho coletivo da reciclagem mantenha-se em refinamento constante. Estes achados, especialmente no tocante ao trabalho coletivo, revelam nuances sobre o processo de organizing e learning, incentivando gestores a superar, por meio da aprendizagem pela prática, desafios advindos de projetos sociais.


Palavras-chave

estudos baseados em prática; aprendizagem; prática; knowing in practice


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