AS NOVAS COMPETÊNCIAS PARA O ENGENHEIRO DE SISTEMAS NA TOMADA DE DECISÃO

Edwillian Maia, Ana Alice Vilas Boas
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20050401001

Texto completo:

Artigo

Resumo

No novo contexto econômico mundial, onde o conhecimento passa a ser considerado o fator de produção fundamental para as organizações e um diferencial competitivo sustentável a médio e longo prazo, a aprendizagem e a gestão do conhecimento tácito e de mercado vêm despertando a atenção de estudiosos no mundo inteiro. Nos últimos anos, vários estudos têm sido desenvolvidos sobre este tema, mas poucos enfocam especificamente os profissionais que atuam nos sistemas de informação e sua participação no planejamento dos rumos das organizações. O objetivo deste trabalho, exploratório, é oferecer subsídios para estratégias educacionais para o engenheiro de sistemas de informação a partir da investigação direta da dimensão “conhecimento” em pequenas e medias empresas, e mostrar que a tomada de decisão em uma empresa necessita do conhecimento de um engenheiro de sistemas sintonizado com as tendências de mercado para que haja maior capacidade de geração de empregos e fortalecimento da economia, em um mundo em mutação acelerada. A ampliação das atribuições reúne competências técnicas de modelagem, habilidades de liderança, inter-relacionamento e motivação, que, entre outras, tornaram o engenheiro da informação um gestor nas pequenas e médias empresas.

 


Palavras-chave

Decisão; Empreendedorismo; Sistema de Informação


Compartilhe


Referências


Barroso, Antônio Carlos O. & Gomes, Elisabeth B. P. Tentando Entender a

Gestão do Conhecimento. Revista de Administração Pública. Vol. 33, n.º 2,

mar/abr 1999, p. 147-170.

Bateman, T. S. & Snell, S. A. Administração: Construindo Vantagem Competitiva.

São Paulo: Atlas, 1998.

Bruno-Faria, Maria de Fátima & Brandão, Hugo Pena - ANPAD – Revista de

Administração Contemporânea, Jan./Abr. Artigo de 1997.

Campos, Vicente Falconi. TQC: Controle da Qualidade Total (no estilo Japonês).

Rio de Janeiro: Bloch, 1992.

Carvalho, Luiz Carlos S. Análise de sistemas: o outro lado da informática. Rio de

Janeiro, Editora LTC, 1988, p.110.

________ Reflexões empíricas sobre a abordagem sistêmica na organização:

buscando a prática apesar da perplexidade. Anais do XVI ENANPAD, Salvador,

Clementi, Sérgio. Metodologia para Especificação e Implementação de Soluções

de Gerenciamento em Redes de Computadores Corporativas. 1999. Dissertação

(Mestrado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

Costa e Silva, A. C.. Uma Grande Indústria Silenciosa. Revista Brasileira de

Saneamento e Meio Ambiente – Bio. Associação Brasileira de Engenharia

Sanitária e Ambiental- ABES, Rio de Janeiro, 2001, p.5

Exame, Revista O Paradoxo do Emprego, Editora Abril, 2000, pp. 182-183.

Filion, Louis J. Empreendedorismo: Empreendedores e Proprietários-Gerentes de

Pequenos Negócios. Trad.: Maria Letícia Galizzi e Paulo Luz Moreira. Revista de

Administração. São Paulo, v. 34, n 2, p. 05-28, abril/junho 1999.

Hoffman, E. A Auto-Realização no Local de Trabalho no Século 21, disponível

em:www.economiabr.net .

Intermega. Planejamento da Manutenção Industrial. Disponível em:

www.intermega.com.br. Acesso em Junho de 2000.

Jornal Estado de Minas. Classificados-Pequenos Anúncios, Junho de 2001

Keating, Charles & Robinson, Thomas & Clemson, Barry. A Method for

Organizational Learning. Norfolk, Virginia, Old Dominion University, 1999, p. 1-12.

Mattar, F. N. , Perfil do Líder Para o Ano 2000. Disponível em:

www.economiabr.net. Acesso em abril de 2002

Ministério do Trabalho. Estatística dis Acidentes de Trabalho em 1997. Disponível

em: www.economiabr.net. Acesso em julho de 2001.

Nascimento, N. O, Elementos Para uma Reflexão Sobre a Inovação do Ensino de

Engenharia, Anais do XXI Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia

(COBENGE 1993), Belo Horizonte-MG, Vol. 1, pp. 168

Oliveira, Marco Antonio G. O Novo Mercado de Trabalho: Guia para iniciantes e

Sobreviventes. Rio de Janeiro: SENAC 2000

Orssatto, Carlos H. ; Orssatto, Mara T.C. ; Gasparetto, Valdirene ; Kopittke, Bruno

H. Ensino de Custos com Auxílio dos Jogos de Empresa. Disponível em:

www.ufsc.br. UFSC — Universidade Federal de Santa Catarina., 1999, p. 1-6.

Polito, R. Como Apresentar Projetos ou Produtos Com Sucesso, Disponível em :

www.economiabr.net. Acesso em julho de 2001.

Rocha, Luiz Augusto de Giordano. Jogos de Empresa: Desenvolvimento de um

Modelo para Aplicação no Ensino de Custos Industriais. Disponível em:

www.ufsc.br. UFSC, 1997, p. 1-6.

Rompelman, O. Avaliação do Aprendizado: A Evolução dos Objetivos no Ensino

de Engenharia e Suas Conseqüências no Tocante a Avaliação. Tradução de

Paulo dos Santos Ferreira, Universidade de Tecnologia de Delft, Holanda, 2001.

SEBRAE — Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -

Definição de micro, pequena e média empresa. Disponível em:

www.sebraerj.gov.br. Acesso em fevereiro, 2000

— Pesquisa Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas.

Disponível em: www.sebraerj.gov.br. Acesso em outubro, 1999.

Serafim Filho, Pedro. A Gestão do Conhecimento e a Motivação nas

Organizações. Disponível em: www.economiabr.net. Acesso em Janeiro 1999, p.

-9.

Singer, P. O Brasil na Crise, Perigos e Oportunidades, São Paulo: Contexto, 1999

Stewart, Thomas. Capital Intelectual. A nova vantagem competitiva das empresas.

Rio de Janeiro: Campus, 1998.

Sum Tzu et al. A arte da guerra e do gerenciamento. Rio de Janeiro – Record,

Tina, C. TELEMANAGEMENT FORUM, 1998; ISO/IEC JTC1/SC2/WG7, 1993 e

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Perfil do Engenheiro Eletricista.

Curso de Graduação em Engenharia Elétrica. Disponível em: www.ufsc.br.

Acesso em março de 2001

Valente, Marcelo S. Caracterização de Empresas de Alta Tecnologia: Uma

Extensão do Modelo Stuart, 1999. Dissertação (Mestrado em Administração) —

COPPEAD/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ.

Vergara, S. V. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. São Paulo,

Atlas, 1997.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.