Valor de marca e cultura organizacional como baluartes estratégicos no ciclo de vida de uma empresa: os 85 anos da Indústria de Balas Soberana

Eliana Ribas Maciel, Marinês Ribas Maciel, Lurdes Marlene Seide Froemming
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20111001009

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Artigo

Resumo

Este artigo enfoca o tema da cultura organizacional relacionado ao valor de marca como uma estratégia de marketing. Considerando a cultura organizacional como singular e de difícil replicação, enquanto que a marca percebida como um atributo de valor pelos clientes necessita de elementos sustentadores para manter-se num ambiente incerto e de contínuas mudanças. Assim, cada empresa tem a sua história e cultura, o seu contexto e estrutura, a partir dos quais desenvolve estratégias, com o propósito de realizar os seus objetivos. A pesquisa subjacente a este artigo teve como método o estudo de caso realizado na empresa Soberana Indústria de Balas Ltda, em Ijuí - RS. A partir do estudo biográfico, sistematizou-se as informações, na perspectiva da gestão, cultura organizacional e marca. Os resultados da análise das informações sistematizadas neste estudo, indicam que dentre os fatores relevantes que promoveram o renascimento da empresa, podem ser destacados a história da marca, a qualidade dos produtos, o empreendedorismo dos gestores e o comprometimento dos funcionários, os quais estão intrínsecos na cultura organizacional.


Palavras-chave

Valor da marca; cultura organizacional; marketing estratégico


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