Sobre o conteúdo desta edição

Alexandre Reis Graeml
DOI: https://doi.org/10.21529/RESI.2009.080101

Resumo

Na primeira edição de 2009, a Revista Eletrônica de Sistemas de Informação inova mais uma vez: agora, além de completamente eletrônica, como sempre foi, desde a primeira edição em 2002, a revista também foi editorada com a fonte Spranq Eco Sans. Isto significa que, se o leitor precisar imprimir os artigos contidos nessa edição, vai gastar de 15% a 20% menos tinta. Faz parte de nossa singela contribuição para um mundo mais sustentável.

Nessa edição, além de mais uma vez podermos contar com artigos de colegas de grande prestígio na área, o que é uma honra para uma revista que vai passar pela primeira vez pela avaliação dos comitês das áreas de Administração e Computação, no início de 2010, merecemos a confiança dos organizadores da quinta edição do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), que recomendaram os artigos com melhor desempenho no evento à revista.

Os três primeiros artigos dessa edição da Resi são oriundos do SBSI e foram avaliados adotando-se um canal de “super fast track”. Os demais foram processados pelo canal tradicional que, comparativamente a outros periódicos, também pode ser considerado um “fast track”. Afinal, enquanto a maioria das revistas acadêmicas do Brasil encontra-se "atolada" de artigos em processo de avaliação e leva quase dois anos para dar algum feedback aos autores, a Resi recebeu cerca de trinta artigos para avaliar nos últimos seis meses. Destes, sete foram selecionados para compor essa edição, muitos tendo passado por várias etapas de interação entre os autores, os avaliadores e o editor antes de estarem maduros para publicação. E, ainda assim, tudo aconteceu em alguns poucos meses! Mesmo os autores que não tiveram seus artigos aceitos para publicação obtiveram um rápido retorno, com o parecer dos avaliadores ou do editor sobre o seu trabalho e o motivo pelo qual não seria publicado na revista.

Enfim, a revista não tem backlog e está completamente livre para receber novos artigos e ajudar os seus autores a converterem-nos rapidamente em trabalhos de qualidade para publicação em formato definitivo.

 

Boa leitura.

 

Alexandre R. Graeml

Editor Chefe



Compartilhe